Se existe uma coisa que todas as mulheres temem são os efeitos da menopausa. Essa fase pode trazer uma série de mudanças hormonais, que refletem em mudanças na pele, no corpo e na vida da mulher.
A menopausa é uma fase em que a mulher deixa de menstruar. Costuma acontecer entre 45 e 55 anos de idade. Representa o marco do final da vida reprodutiva da mulher. Mas não apenas isso.
A menopausa pode mudar a vida da mulher, fisicamente e emocionalmente. E a pele também sente o impacto.
Durante a menopausa, acontecem uma série de alterações hormonais. Os níveis de estrogênio são reduzidos. Entre outras coisas, esse hormônio tem o papel de impulsionar a produção de colágeno e elastina, importantes para a beleza da pele.
Esses são os principais efeitos da menopausa na pele.
Com a redução da produção de estrogênio, e consequentemente do colágeno e elastina, é compreensível que a flacidez seja um dos efeitos da menopausa.
A produção natural de colágeno e elastina é reduzida em torno de 30% após a menopausa. Mas o que são colágeno e elastina?
São proteínas que, trabalhando juntas, evitam que a pele se torne flácida e com rugas. Quando sua produção é reduzida, é comum o aparecimento de linhas de expressão e rugas, principalmente no rosto. Porém, a pele do restante do corpo pode se tornar flácida também, em regiões como braços, pernas e pescoço.
Outra característica da pele que costuma sofrer mudanças durante a menopausa é a ação das glândulas sebáceas.
Responsáveis por produzir o sebo e a oleosidade da pele, as glândulas sebáceas trabalham a menos. Desse jeito, a pele possui dificuldade em manter a aparência hidratada, se tornando ressecada e mais quebradiça.
As células que produzem a melanina, responsável pela coloração da pele, também ficam um pouquinho confusos com a chegada da menopausa. Essas células chamadas de melanócitos são distribuídas de forma irregular pela pele.
Assim, é possível que você note o aparecimento de manchas na pele, que antes não estavam ali.
A pergunta que não quer calar: afinal, tem como evitar essas alterações na pele?
Existe sim formas de você reduzir os efeitos da menopausa, através de dermocosméticos com os ativos corretos.
Você sabe o que são ativos biomiméticos? O nosso corpo produz uma série de substâncias sozinho. Porém, com o passar do tempo, essa produção pode ser reduzida. Ativos biomiméticos são aqueles que imitam essas substâncias já presentes em nosso corpo, dando um impulsionamento em sua produção.
Para quem está na menopausa, ativos biomiméticos podem ser uma ótima ideia, por que é uma fase em que o corpo reduz a produção de uma série de substâncias.
Alguns ativos que são biomiméticos.
Também chamado de Vitamina D Like (como vitamina D, traduzindo literalmente), o Vederine atua restaurando as funções dos receptores da vitamina D. Essa vitamina é muito importante para a pele, reduzindo rugas e linhas de expressão.
Ainda acelera a recuperação da barreira cutânea, reestruturando a pele.
Ativo antioxidante, auxilia no combate dos radicais livres, evitando o envelhecimento excessivo da pele.
Aumenta a hidratação e a suavidade da pele, e trabalha na recuperação da barreira cutânea.
Este sacarídeo está presente em uma série de plantas e animais. O ativo Trehalose, em plantas, permite que plantas sobrevivam em situações desérticas, e “voltem à vida” depois de receber um pouco de água.
É isso que o ativo faz com a pele: repõe a água do tecido, auxiliando na hidratação e na beleza.
Além das substâncias produzidas pelo nosso organismo, nós também buscamos substâncias externas que precisamos para o bom funcionamento do corpo. Com a pele, é a mesma coisa.
Alguns ativos que podemos buscar para evitar os efeitos da menopausa.
Como já falamos, o colágeno é de extrema importância para a beleza da pele, e precisamos buscar em outras fontes, como em dermocosméticos.
O colágeno é uma proteína estrutural da pele, e promove resistência e elasticidade do tecido cutâneo.
Este ativo promove a mesma ação da vitamina A na pele. Pode ser utilizado para clareamento de manchas, para estimular a renovação celular, para minimizar rugas, melhorar a textura e a firmeza da pele.
Além de todos os ativos citados, você pode também procurar dermocosméticos com minerais, que podem auxiliar na beleza e na saúde da pele.
Busque por sódio, que ajuda na distribuição de água pelas células, e por zinco, que ajuda na função seborreguladora e possui propriedades antissépticas, o que confere ação anti-inflamatória.
Gostou desse texto? Você já conhecia os ativos? Deixe nos comentários o que acha deles.