Espinhas na gravidez – é normal? Por que acontece? O que fazer?

16/03/2020

Acabe com espinhas na gravidez

As espinhas na gravidez são algumas das mudanças que mais intrigam as mulheres que estão muito perto de cuidar de uma nova vida. E se você pensou que a acne faz parte apenas da adolescência da mulher, pode se surpreender. 

É normal ter espinhas na gravidez?

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre muitas alterações para se adaptar ao seu bebê. E muitas dessas alterações são hormonais.

Manchas e estrias são muito indesejadas, mas toda gestante já conhece os riscos dessas alterações. Porém espinhas na gravidez são completamente normais, e podem acontecer em outros lugares além da pele do rosto. Costas e busto também podem ser afetados.

Mas o que acontece?

Os hormônios estão à toda velocidade nesse momento. Com a crescente produção de progesterona, um dos efeitos colaterais é o excesso de oleosidade. 

Quando os poros ficam com excesso de sebo significa que estão abertos, expostos. Isso facilita a absorção de sujeira e microrganismos que causam a inflamação.

Com o excesso de oleosidade e sujeira na pele, fica mais fácil entender porque ter espinhas na gravidez é normal.

O que fazer para evitar espinhas na gravidez?

Existem algumas atitudes que você pode tomar para evitar as espinhas durante a gestação. São escolhas fáceis e que podem ajudar muito a beleza de sua pele. 

Beba água

Beber água é importante em qualquer etapa da vida, e durante a gravidez não é diferente. As mulheres gestantes devem seguir consumindo de 1,5 a 2 litros d’água por dia. E isso também tem relação com a beleza da pele. 

Sem o consumo da água, os poros da pele adotam um aspecto ressecado. Desse jeito, dificulta a remoção do sebo de dentro dos poros, que fica retido e pode causar inflamação. O resultado disso tudo é a acne.

Controle a oleosidade (de maneira correta)

Pele oleosa pode causar espinhas na gravidez

Não são apenas as peles oleosas que apresentam acne. Mas se sua pele é oleosa, é possível reduzir essa característica. 

Utilize um sabonete facial ideal para seu tipo de pele. Porém é necessário fazer isso de forma correta, sem exageros. Lavar demais a pele pode causar um efeito rebote, aumentando a oleosidade, prejudicando a beleza e a saúde da pele.

Use um hidratante

Se você acha que pele oleosa não precisa de hidratação, é melhor rever os seus conceitos. A pele oleosa, assim como todas as outras, também precisa de hidratação para se manter saudável e bonita. 

Apenas remover a oleosidade da pele não é suficiente para evitar a acne. Além de remover a oleosidade da pele, é importante hidratá-la para que seja possível ter uma pele equilibrada evitando o ressecamento e a desidratação, que podem causar manchas e outras sequelas de acne.

Evite maquiagem

Todos queremos estar bonitos e nos sentirmos bem. Porém, quando a pele é acneica, manter o rosto limpo é muito importante. 

A maquiagem deixa os poros fechados, tamponados pelos produtos e formando novas espinhas. Principalmente dormir com maquiagem está fora de questão.

Não encoste as mãos no rosto

É difícil, mas é algo que todos deveríamos tentar. 

Nossas mãos são repletas de sujeira e bactérias, e encostar em nosso rosto apenas leva a sujidade até o rosto. Esse ato pode ser ainda pior se a pele já estiver com acne ativa, elevando as chances de inflamação.

Estou grávida. Posso usar dermocosméticos para evitar as espinhas?

Uma dúvida muito comum entre as novas gestantes é “quais cosméticos posso utilizar”?

Dermocosméticos podem ser utilizados por gestantes sim, porém com cautela. Parabenos, por exemplo, são extremamente proibidos para gestantes. O mesmo acontece com óleo mineral e alergênicos. 

Por isso, criamos um passo a passo para que você possa evitar a acne durante a gravidez e manter a beleza e saúde da pele.

1º – Emulsão de limpeza

Esse produto multifuncional pode ser utilizado para limpeza de pele com ação demaquilante. Remove as células mortas da pele e as impurezas. 

2º – Peeling

O Peeling é um creme esfoliante para uma pele mais alva e luminosa. Oferece o efeito rolling, e remove as impurezas da pele, desobstruindo os poros. O Peeling pode ser aplicado até duas vezes na semana. 

3º – Loção Normalizadora

A Loção Normalizadora é uma loção secativa e um antisséptico. Restabelece o pH da pele oleosa, acneica e seborreica. Auxilia na redução da abertura dos poros. 

4º – Mandepeel

Esfoliante que contém 10% de ácido mandélico. Desse jeito, higieniza, revitaliza, clareia a pele e trata a acne. 

5º – Hidra Milk Sun

O Hidra Milk Sun é um protetor solar que bloqueia raios UVA, UVB e ainda evita os danos causados pela luz visível. Minimiza o entupimento dos poros e tratam a flacidez da pele. Ainda contém Niacinamida e antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce. 

O Hidra Milk Sun, além de protetor, funciona como um hidratante da pele.

Gostou desse texto? Você também pode se interessar por Qual é o melhor creme para evitar estrias na gravidez?

Escrever Comentário