6 passos para manter a biossegurança em sua clínica de estética

19/03/2020

Como prevenir o coronavírus

O que fazer para manter a Biossegurança nas clínicas?

O Brasil e o mundo estão enfrentando um novo inimigo invisível. O Coronavírus, causador da Covid-19, começou em dezembro do ano passado, na cidade de Wuhan, na China. 

O que antes parecia muito distante, hoje já está no Brasil. E todos temos o nosso papel para prevenir o contágio e a proliferação da doença. Entenda agora como manter a biossegurança e evitar a proliferação de doenças em sua clínica de estética.

Como manter a biossegurança em sua clínica

Muitas das ações que vamos listar aqui todos os profissionais da saúde estética deveriam adotar para seu dia a dia no trabalho. 

São os chamados EPI’s, Equipamentos de Proteção Individual. Vamos lá.

1. MáscaraMáscara descartável para prevenção do coronavírus.

Se você utiliza EPI’s, máscaras não são novidade, e devem sempre estar presente dentro das clínicas. 

Entre as formas de transmissão do vírus, a principal são pelas gotículas de saliva liberadas durante tosses e espirros. Portanto, o uso da máscara é imprescindível.

Máscaras protegem do contágio? Não. As máscaras evitam que o vírus seja espalhado através de tosses e espirros do usuário da máscara. Porém, outros orifícios ficam desprotegidos, como é o caso dos olhos. 

Na rua, quem precisa usar máscaras? Apenas pessoas contagiadas ou com sintomas da doença

2. Jaleco

Outro acessório muito importante para biossegurança e proteção é o jaleco. Seus clientes podem usar diversos meios de transporte para chegar até sua clínica: carro, ônibus ou rua. O jaleco, que deve ficar estritamente limitado ao ambiente de clínica, evita que você leve microrganismos nocivos para dentro de casa.

3. Luvas descartáveis

Usar luvas descartáveis auxilia a evitar o coronavírus

Muito do trabalho realizado pela esteticista é feito utilizando as mãos. Porém, nossas mãos tocam em muitas superfícies que carregam sujidades, bactérias e podem conter vírus. 

Por isso, acabamos carregando tudo isso conosco, seja na pele das mãos ou debaixo das unhas. A melhor forma de não levar isso até nossa cliente é com a utilização de luvas.

Para ter um cuidado extra, é importante fazer a antissepsia das mãos antes de colocar as luvas, até como fazer a antissepsia das mãos da cliente também.

O Higisystem é um fluido ideal para a higienização da pele. Você pode utilizá-lo antes de aplicar um procedimento, porém ele também funciona como um antisséptico, bactericida, antifúngico e hidratante

O Higisystem contém Clorexidina, um ativo antisséptico que auxilia na profilaxia, ou seja, nas medidas preventivas. 

Nesse momento, você pode adquirir o Higisystem em uma promoção. Adicione 3 Higisystem no carrinho e o terceiro sai completamente de graça

Clique na imagem abaixo para conhecer o produto e aproveitar a promoção enquanto ainda dá tempo. 

Banner sobre Higisystem

4. Touca

Pode não parecer, mas nosso cabelo também pode carregar muitas sujidades. E seu uso é indispensável para a saúde estética.

5. Assepsia do ambiente e materiais

Falamos sobre você e seus EPI’s. E a clínica?

A ambientação precisa de cuidados para que fique segura para você e seu cliente. A assepsia do ambiente pode ser feita com álcool 70% líquido, para a limpeza de superfícies.

Outro fator tão importante quanto a assepsia da clínica é a esterilização dos materiais e acessórios que você utiliza em seus atendimentos. Você pode utilizar uma autoclave para realizar esta limpeza ou mandar os materiais para uma empresa especializada em esterilização. 

6. Converse com o cliente

No momento que vivemos, todo cuidado é pouco. Para evitar o contágio do Coronavírus, o diálogo é muito importante. 

Se seu cliente estiver com sintomas de gripe, por exemplo, procure remarcar a sessão para outra data. O mesmo vale para você. 

Quando receber o cliente em clínica, ofereça o Higisystem para a antissepsia das mãos, e tome todas as precauções que conversamos acima. 

Assim, todos fazemos nossa parte na luta contra o Coronavírus.

Gostou desse texto? Saiba mais sobre biossegurança clicando em Biossegurança na Estética.

Escrever Comentário