Como fazer a higienização do ambiente pessoal: casa e saúde

20/04/2020

Como cuidar da casa na quarentena

Os assuntos do momento são higienização e biossegurança. Enquanto muitas pessoas fazem a quarentena buscando fugir do coronavírus e do COVID-19, é importante entender que a biossegurança não é apenas para clínicas de estética. Também é importante saber como se prevenir dentro de sua própria casa, em seu ambiente pessoal. 

Vamos ver alguns cuidados que você pode adotar em sua residência.

Vassoura ou aspirador de pó

Se você tem essas duas opções à sua disposição, com certeza escolha o aspirador de pó. Além de ser mais rápido, também é mais higiênico. Tudo o que você precisa fazer é saber como limpar o aspirador depois, para que ele não conserve sujeira. 

Não tem aspirador de pó? O jeito é a vassoura, mas cuidado. Varrer o chão apenas com a vassoura pode espalhar muita sujeira também. Procure utilizar um pano para ajudar a vassoura a não espalhar o pó pela casa.

Tire o pó

Outro ponto para deixar a casa um ambiente agradável é remover o pó dos móveis. Principalmente se você tem alguma doença respiratória, alergias ou mora em apartamento com carpetes. 

Com um pano seco, é mais fácil você acabar espalhando o pó do que removendo. Para tirar o pó dos móveis, é só ter um pano levemente umedecido. Coloque-o para lavar após fazer o serviço.

Não entre em casa com roupas da rua

Mesmo em isolamento, a maioria de nós ainda precisa sair para fazer alguma coisa. Ir ao mercado, à farmácia ou pagar algumas contas. Mesmo assim, evite aglomerações. No mercado, você pode ficar ao menos 1,5m de distância de outras pessoas, por exemplo. 

De qualquer forma, a sua roupa levará resíduos da rua para dentro de casa. Mas você pode evitar isso. Assim que entrar em casa, troque de roupa e coloque uma limpa. Separe a roupa de rua em um cesto ou coloque na máquina de lavar. 

Retire os calçados e deixe-os na entrada de casa. Use chinelos ou outro calçado que você só utiliza dentro de casa. 

Você também pode passar álcool líquido no sapato para higienizar, ou mesmo água e sabão. O mesmo vale para outros acessórios, como bolsas e mochilas.

Compras do mercado

Quarentena e mercado

As embalagens que ficam nas gôndolas no mercado são tocadas por milhares de pessoas. Pegamos para ver o preço, saber a quantidade do produto, os nutrientes e outras informações que só se encontram na embalagem. 

Durante a quarentena, higienize com álcool 70% as embalagens dos produtos que você comprar no mercado antes de guardá-las.

Toalhas de rosto

É normal ter uma toalha de rosto no banheiro, comumente de uso compartilhado. Se você mora com sua família ou divide apartamento com outras pessoas, o ideal nesse momento é que todos tenham suas próprias toalhas. Caso precise ir na casa de outra pessoa, evite utilizar a toalha de rosto que não seja a sua. 

Lave as mãos (muito)

Você já está cansada de ouvir o jornal e a internet falar sobre isso, mas é um ponto extremamente importante. Nada é mais eficaz do que água e sabão nesse momento. 

Sempre que voltar da rua, depois de mudar de roupa, lave as mãos com água e sabão. Procure lavar as palmas, costas, entre os dedos e debaixo das unhas. 

Gostou desse texto? Leia também Como cuidar da beleza durante a quarentena.

Escrever Comentário