Queda de cabelo: como tratar com estética

23/09/2020

Queda de cabelo: como tratar?

Queda de cabelo: como tratar?

Anda percebendo mais fios de cabelo no travesseiro ou na escova do que o normal? A queda de cabelo muda a fisionomia de qualquer pessoa, e afeta a autoestima e o bem-estar de milhares de homens e mulheres. 

O cabelo é um símbolo de beleza e de estilo. Por isso, cuidamos tanto deles, usando shampoos, condicionadores, cremes, seivas, óleos e outros vários produtos que servem para deixá-los sedosos, brilhosos e hidratados. Então, você já pode imaginar o impacto que é começar a perder os cabelos.

Causa da queda de cabelos

Normalmente, perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia. Mas muitas causas internas e externas podem ocasionar queda de cabelo. Conheça alguns dos principais motivos que podem fazer o seu cabelo cair. 

Genética

Alopecia androgenética é queda de cabelos genética

Às vezes, não tem como fugir. A queda de cabelos causada pela genética, também conhecida como alopecia androgenética, é uma alteração muito comum. 

Apesar de estar muito associada com os homens, a alopecia androgenética pode afetar também as mulheres. 

Geralmente, inicia na adolescência, com o afinamento dos fios e algumas aberturas sem cabelo no couro cabeludo. 

Por saber que faz parte de sua genética, pode-se buscar um tratamento preventivo desde o diagnóstico.

Estresse

Estresse e a queda de cabelos

Trabalho, estudos ou problemas familiares. Às vezes, é difícil correr do estresse. 

Cada vez mais, percebemos problemas estéticos e de saúde relacionados com o estresse e com o nosso estado mental. 

O estresse provoca a produção do hormônio cortisol, que ajuda a criar alterações com rugas, espinhas e também a queda de cabelo. 

Seus cabelos estão caindo e você não entende o motivo? Preste atenção em sua saúde mental. A resposta pode estar ali.

Oleosidade

A sua pele costuma “brilhar” e seus cabelos têm um aspecto de sujo, mesmo que você lave e cuide bem deles? A sua pele pode ser oleosa. 

Muito oleosidade faz mal para a pele de seu rosto, podendo causar espinhas e cravos. Mas também causa a queda de cabelos. 

A pele pode ser naturalmente oleosa, mas existem fatores que podem ajudar a controlar o excesso de sebo e evitar alterações relacionadas à oleosidade. 

Gravidez

Gravidez e queda de cabelo

Todos sabemos que os 9 meses de gravidez provocam muitas mudanças no corpo da mulher. Algumas alterações podem ser notadas mesmo após o nascimento do bebê.

A mudança de hormônios pode produzir mais oleosidade, o que ocasiona queda de cabelo. Fora isso, a rotina muda, alterando a qualidade do sono e aumentando o estresse. 

Outras causas

Além das citadas, muitas outras podem enfraquecer os fios e fazer que caiam consideravelmente. 

Uma dieta desbalanceada afeta todo o organismo. Quando consumimos alimentos muito gordurosos, podemos produzir maior oleosidade. 

O consumo de cigarro também impulsiona a queda de cabelo. A nicotina impede que os nutrientes necessários cheguem aos cabelos, que se tornam secos, opacos e fracos. O resultado é maior quantidade de queda. 

O consumo de certos medicamentos podem causar queda de cabelo. A quimioterapia, tratamento para câncer que utiliza coquetéis, costuma causar queda de cabelo, por exemplo.

Tratamento para queda de cabelo

O tratamento em cabine para queda de cabelo pode funcionar tanto para buscar o crescimento e reverter a queda, quanto para prevenir a queda. 

Higienização

Passo 1Aplique o Higisystem nas mãos da profissional e da cliente e também no couro cabeludo para antissepsia.

Dica: caso o couro cabeludo apresente características seborreicas ou de cabelo oleoso, utilizar neste momento o Desincruste na polaridade negativa da corrente galvânica por 5 minutos.

Tratamento

Passo 2Neste momento, você pode escolher uma das opções de tratamento em cabine abaixo.

Opção 1:

Realizar alta frequência com o eletrodo pente em todo o couro cabeludo e fio capilar.

Opção 2:

Realizar a técnica de fototerapia associando ao LED de Luz Azul (460 nm) e a Luz Laser Vermelha (660nm) conforme conhecimentos técnicos em todo o couro cabeludo.

Opção 3:

Realizar a técnica de microagulhamento conforme conhecimentos técnicos.

Passo 3

Após a realização da técnica escolhida acima aplicar o sérum capilar Cap Intense Buona Vita em todo o couro cabeludo e realizar leve massagem para absorção do produto.

O Cap Intense é um sérum concentrado para tratamento capilar. Promove o crescimento e fortalece os fios com aminoácidos, vitaminas e fatores de crescimento. 

Entre seus ativos, está o Extrato de Alcaçuz, um potente agente que possui efeitos semelhantes aos da Finasterida, ignorando os fortes efeitos colaterais que o remédio ocasiona. Ainda promove o crescimento dos cabelos em tempo menor quando comparado ao Minoxidil

Dica: caso não tenha disponível nenhuma das opções descritas acima poderá aplicar o sérum capilar Cap Intense e massagear até absorção.

Frequência de Tratamento

A frequência de tratamento depende de qual opção você escolher.

Alta frequência: 1 a 2 vezes na semana

LED: 2 vezes na semana

Microagulhamento: repetir a cada 15 dias

Manutenção

Para tratamento home care, borrife o tônico capilar Cap Tonic Buona Vita em todo o couro cabeludo 2x ao dia. E também indicamos o uso do nutricosmético Keep Cap Buona vita,2 cápsulas ao dia.

Uma opção interessante para quem tem a pele oleosa é a Argila Enriquecida Pele Oleosa e Capilar. Dissolva em Águas Duras até homogeneizar, e use um pincel para aplicar na pele e no couro cabeludo, entre os fios. Remova com água.

Pode ser aplicada 3 vezes por semana no período de 2 meses.

Como evitar queda de cabelo

Dicas para evitar queda de cabelo

Melhor do que tratar é prevenir. Veja como evitar queda de cabelo com dicas simples para seu dia a dia. 

Evite banhos quentes

A água muito quente é inimigo do cabelo saudável e bonito. Se você mora em regiões de inverno muito rigoroso, procure lavar o cabelo com água morna. 

A água quente faz abrir muito os poros, o que torna a pele mais oleosa, piorando a queda de cabelo. 

Alimentação balanceada

Não precisa seguir uma dieta restrita para ter cabelos bonitos. 

Basta conhecer o seu corpo, saber o que o afeta mais. Para algumas pessoas, comer um hambúrguer gorduroso hoje significa uma pele oleosa amanhã. 

Mantenha uma alimentação balanceada, sem passar vontades, porém sem abusar

Faça exercícios físicos

Um modo eficaz de combater o estresse é fazer exercícios físicos. O exercício faz com que o corpo libere endorfina, o hormônio do bem-estar. 

O interessante das atividades físicas é que a variedade é tanta que, com certeza, vai encontrar uma ideal para você. 

Corrida, ciclismo, musculação, artes marciais, natação, esportes coletivos. É só escolher. 

Durma bem

A expressão “sono de beleza” nunca caiu tão bem. 

O sono de qualidade tem um papel fundamental para o seu bem-estar, recuperando as energias e renovando a expressão cansada. 

Mais que isso, dormir bem também provoca aumento do brilho dos cabelos, e os deixa mais saudáveis. 

Evite produtos oleosos

Quantos produtos para cabelo você usa em uma semana? 

Aplicamos muitos cosméticos nos cabelos para buscar a aparência ideal. Porém, um cosmético muito oleoso tende a deixar o couro cabeludo oleoso e potencializar a queda de cabelos. 

Sempre que usar produtos para cabelos, procure aplicar apenas no comprimento dos fios, deixando o couro cabeludo de fora. 

Gostou desse texto? Leia também Como diminuir a oleosidade da pele.

Escrever Comentário