Dor nas pernas: principais motivos e o que fazer

19/02/2021

Mulher jovem com dor nas pernas sentada no sofá.

A dor nas pernas não é incomum e pode ser causada por diversos motivos, desde má circulação até exercícios muito intensos. E, independente de dor intensa ou leve, sempre nos incomoda. 

Conheça as principais causas que podem estar provocando a dor na sua perna, e o que fazer para se livrar dessa sensação chata. 

4 principais causas da dor nas pernas

 

1. Trabalhar em pé

Se o seu trabalho exige que você passe muitas horas em pé, com certeza você já sentiu a resposta do seu corpo a isso: dores nas pernas e pés, formigamento, cansaço e outros. 

Médicos, enfermeiros, atendentes e muitas outras profissões convivem com isso diariamente, e é importante estar de olho nos sinais de que seu corpo precisa de ajuda. 

Quando ficamos muitas horas nessa posição, o sangue fica localizado nos membros inferiores. Assim, o corpo precisa fazer mais esforço para que o sangue possa circular, obrigando a panturrilha, por exemplo, a empurrar o sangue de volta. 

Esse trabalho se torna árduo para os membros inferiores, gerando dores, inchaço e outros sintomas.

2. Má circulação 

E já que estávamos falando sobre circulação, aqui está ela. A má circulação acontece quando há uma distribuição sanguínea ruim pelo corpo. Ou seja, o sangue tem dificuldade de passar por veias e artérias nos membros inferiores. 

A má circulação pode acontecer com homens e mulheres de todas as idades, porém é mais comum em idosos e mulheres gestantes.

Entre seus principais sintomas, estão:

– dor

– inchaço

– formigamento

– coceira

Se acredita que está com má circulação, é importante buscar um médico para iniciar a busca por uma solução, já que ela pode causar problemas mais sérios.

Saiba mais sobre má circulação no blog do Ministério da Saúde.

3. Retenção de líquido 

Mulher grávida segurando a barriga.

Você já sentiu que estava com inchaço? A retenção de líquido pode acontecer com qualquer pessoa e em várias regiões do corpo, como pernas, pés, abdômen e outras. 

É mais comum em mulheres, principalmente durante a gravidez. Durante essa fase especial da vida de qualquer mulher, o inchaço é uma das muitas mudanças enfrentadas pelo corpo. 

Os membros inferiores retém mais líquido, causando desconforto e cansaço.

4. Exercício intenso

Começou a frequentar a academia há poucos dias? Decidiu praticar corrida depois de muito tempo parado? Dores musculares após iniciar um exercício intenso são normais, tanto nos braços quanto nas pernas. 

Por isso, nunca pule o aquecimento antes do exercício, ou o alongamento após o treino. São etapas importantíssimas para que você possa treinar corretamente, sem precisar pausar muitos dias para recuperar o músculo.

O que fazer para curar a dor nas pernas

É importante destacar que, em caso de dores constantes ou muito intensas nas pernas, é indicado procurar um médico. A sua saúde deve ficar sempre em primeiro lugar. 

Dito isso, temos algumas dicas de como aliviar as dorzinhas chatas nos membros inferiores. 

Massagem

Se você é dessas pessoas que precisa passar muito tempo em pé, vai amar uma massagem nas pernas e nos pés. Além de aliviar o desconforto, também relaxa e acalma. 

Pode ser melhor ainda se associar a massagem com dermocosméticos para alívio do desconforto. É o caso da Loção Masso Relax, com extrato de arnica, óleo de semente de uva, ureia e mentol. 

Produto Loção Masso Relax da Buona Vita.

Banho morno e relaxante

Nada melhor do que chegar em casa depois do trabalho e entrar naquele merecido banho morno. Sem segredos ou remédios, apenas um  bom banho. 

A água aquecida estimula a circulação sanguínea, o que relaxa os músculos, reduzindo a dor e o desconforto. 

Gelo

No caso de dores agudas, como uma torção de tornozelo, uma batida ou até mesmo exercício intenso, a aplicação de compressa de gelo nas primeiras 48 horas é recomendada. 

A compressa de gelo é indicada para reduzir o inchaço e a inflamação, diminuindo também o fluxo sanguíneo no local. 

Sapatos confortáveis

Os sapatos que usamos podem mudar muita coisa, como trazer conforto e até melhorar a postura. E nossos pés merecem um pouco de carinho, não é?

Escolha sapatos que sejam confortáveis para você, e que sejam adequados ao que você planejou. Por exemplo, se for fazer longas caminhadas ou exercícios, o seu tênis precisa ser preparado para impacto. 

Meias de compressão

Sim, até meias podem ajudar com o desconforto nas pernas. As meias de compressão auxiliam na melhora da circulação sanguínea, e podem ser usadas em diversas ocasiões, como gravidez, varizes e má circulação. 

Vale fazer uma visita ao seu médico antes de escolher usar meias de compressão, pois elas também possuem algumas contraindicações, ok?

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